A CACHAÇA BRASILEIRA

A história da cachaça no Brasil se mistura com a colonização do nosso país. Levantamentos históricos revelam que com o advento do açúcar na região nordeste e com a vinda de escravos da África tudo se iniciou. Fato deu-se início por volta do ano de 1530.

No processo de fabricação do açúcar, os escravos realizavam a colheita da cana e, após ser feito o esmagamento dos caules, cozinhavam o caldo em enormes tachos até se transformarem em melado. Nesse processo de cozimento, era fabricado um caldo mais grosso, chamado de cagaça, que era comumente servido junto com as sobras da cana para os animais.

Tal hábito fazia com que a cagaça, nome dado fermentasse com a ação do tempo e do clima, produzindo um liquido fermentado de alto teor alcoólico. Desse modo, podemos muito bem acreditar que foram os animais de carga e pasto a experimentarem primeiro da nossa cachaça. Certo dia, muito provavelmente, um escravo fez a descoberta experimentando daquele líquido que se acumulava no coxo dos animais.

A TABULEIRA

A Cachaça Tabuleira é produzida 100% artesanalmente na região de Salinas-MG, cidade esta conhecida mundialmente como CAPITAL MUNDIAL DA CACHAÇA.

A Cachaça Tabuleira surgiu com o sonho do senhor José Catarino na década de 1970, onde o patriarca da família produzia para o consumo próprio e da comunidade.

Depois de muitos anos e após desativado o engenho o sonho de levar a cachaça do patriarca ganhou e se tornou realidade. A Tabuleira é uma cachaça suave, envelhecida em tonéis de Bálsamo, Umburana, Carvalho, Jequitibá e Inox.

A sua graduação Alcoólica é de 39%Vol. e sua suavidade surpreende quem experimenta pela primeira vez desde pela degustação como em drinks como caipirinhas e em doces artesanais.

Meu avô. Coleção Cachaça Tabuleira.